quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Queda na atividade na indústria da construção

Uma pesquisa para estabelecer o indicador de evolução da atividade na indústria da construção, realizada pela CNI, demonstra que desde o inicio do ano sofre uma queda. No mês de Agosto, tem uma pontuação de 43,5 pontos, sendo que o indicador da pesquisa varia entre zero e cem pontos. Abaixo de 50 indica atividade desaquecida.

Também de acordo com a pesquisa, a queda na atividade foi maior entre as pequenas empresas, com um indicador de evolução da atividade foi de 44,4 pontos. Nas grandes empresas foi de 48,0 pontos, e nas medias empresas um indicador de 46,8 pontos. Isso ocasionou um recuo no nível de utilização da capacidade de operação do setor em 70% em Julho para 69% em agosto.

Por causa disso, empresários estão pouco otimistas em relação ao desempenho do setor nos próximos seis meses. Em Setembro, o indicador passou da linha divisória dos 50 pontos, o nível de atividade subiu para 54,2 pontos, novos empreendimentos e serviços alcançou 53,8 pontos e de compras de insumos e matérias-primas ficou em 54,2 pontos.

Contudo, todos os indicadores de expectativa estão abaixo de suas médias históricas, constata CNI.

Segundo a CNI, a Sondagem Indústria da Construção de agosto foi feita entre 2 e 12 de setembro com 513 empresas. 164 pequenas, 222 médio porte e 127 grandes empresas.

Foto: CNI
Fonte: CNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário