quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Excesso de burocracia


Empresas no Brasil são afetadas pelo excesso de burocracia, ocasionando o afastamento de investidores tanto nacionais quanto internacionais.

As empresas são afetadas de duas formas. Na demora na aprovação das licenças para investimentos, principalmente em infraestrutura, e na operação, na qual os principais focos estão na tributação e nas relações do trabalho.

Essa é uma opinião de lideres empresarias e especialistas que participaram na quarta-feira (25), do Fórum Estadão Brasil Competitivo, que tinha como tema Gestão pública e burocracia: desafios para o Estado brasileiro.

O país tem recursos e até ilhas de excelência, mas que falta levar essa eficiência para mais setores da atividade pública. Um dos maiores problemas que o excesso de burocracia causa, é a insegurança jurídica. Pois uma empresa internacional com o desejo de investir no território nacional, pode ficar presa a uma licença. E também das incertezas ao respeito de contratos, questões tributárias, que estão em constante mudança.

Para o atual presidente da Abdib Paulo Godoy, as funções dos diferentes órgãos do Estado se confundem, e o sistema tributário do país é uma calamidade. Como medida para sair do atual estado de paralisia na área de infraestrutura, denominou Godoy, defende o modelo de concessões, afirmando que é a melhor e única alternativa.

Fonte : Fiec
Fonte: CNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário