| 1ª Rodada de Negócios para Capacitação Docente reuniu representantes de 22 estados |
O evento reuniu representantes dos departamentos do SENAI de 22 estados. Sete deles participaram como ofertantes de 47 cursos e oficinas de qualificação para docentes em áreas em que são referência nacional. Esses cursos seguem duas vertentes: tecnológica e pedagógica. A ideia é compartilhar conhecimento, ampliar a gama de cursos oferecidos pelas unidades e capacitar docentes com conhecimentos específicos.
“Ações como essa são um incentivo para que ocorra sistematicamente a troca de conhecimento entre os departamentos regionais do SENAI. O que um tem de melhor passa a oferecer para aquele estado que ainda não tem aquela situação bem desenvolvida. Isso beneficia tanto o aluno como o docente”, avalia o agente de relações com o mercado do SENAI do Rio Grande do Sul João Batista da Silva.
BENEFÍCIOS - De acordo com a gestora do Programa SENAI de Capacitação Docente, Sinara Celistre, o intercâmbio de conhecimento proporciona uma série de benefícios para as unidades. Isso porque, segundo ela, ao invés de contratarem outras empresas e cursos para capacitar seus profissionais, os departamentos estão trocando expertise com redução de custos, de burocracia e, ainda, com parceiros que “falam a mesma língua”.
Ao fim do dia, 74 negócios foram fechados, ou seja, professores e instrutores do SENAI de determinadas cidades receberão treinamento oferecido por unidades de outros estados. O departamento de Santa Catarina, por exemplo, foi contratado para capacitar turmas com cursos de metalmecânica, na área pedagógica e de vestuário, em que atua com excelência no Brasil.
“A relação de troca em uma rodada de negócios como essa permite fazer com que nossas unidades elevem o nível de conhecimento baseando-se, principalmente, nas competências dos institutos de inovação e de tecnologia do SENAI, onde a excelência estará instalada e, aqui, está partilhada com todas as equipes do SENAI do país”, explica o diretor adjunto do SENAI em Joinville, Raphael Geremias. “A formação e melhor qualificação dos docentes contribuem para o aprendizado dos nossos estudantes”, completa ele.
Por Aerton Guimarães
Foto: José Paulo Lacerda
FONTE: CNI - Portal da Indústria
Nenhum comentário:
Postar um comentário