Os 1.200 trabalhadores de 250 empresas brasileiras serão recebidos na sede da ABBB, na Lagoa. As competições começam na quinta-feira e terminam no domingo (18).
Cerca de 400 pessoas trabalham na organização dos Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI), que começam na próxima quinta-feira (15), e se encerram no domingo (18), no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, dezenas de operários instalaram painéis, placas de sinalização e montaram a estrutura necessária para a realização da competição, que reunirá cerca de 1.200 trabalhadores de 250 empresas brasileiras. Eles disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em dez modalidades: atletismo, natação, vôlei de praia, futebol de campo, futebol máster, futsal, tênis de mesa, tênis de campo, voleibol e xadrez.
As equipes que participarão do torneio chegarão ao Rio nesta quarta e serão recebidas na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na Lagoa. No dia seguinte, a ABBB será a sede das competições de tênis, tênis de mesa, xadrez e vôlei de quadra. As provas e jogos das demais modalidades ocorrerão no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no bairro da Penha.
INCLUSÃO - Neste ano, junto aos Jogos Nacionais, o SESI realizará provas demonstrativas de atletismo com atletas deficientes. Participarão da paralimpíada 14 pessoas com deficiências nas modalidades de natação, atletismo e futebol de cinco para cegos.
Durante a paralimpíada, que vai acontecer nos dias 16 e 17 de agosto no CEFAN, trabalhadores sem deficiências poderão disputar, com os olhos vendados, na corrida com os atletas cegos. “Esse momento será importante para os trabalhadores sentirem as dificuldades e os desafios que as pessoas com deficiências enfrentam nas provas”, destaca o gerente de Projetos Institucionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Astral Brandão.
Os atletas com deficiências integram o projeto Nadando contra a Corrente, desenvolvido pela FIRJAN há três anos em parceria com o Instituto Superar, organização que investe em atletas paralímpicos.
Por Verene Wolke
Foto: José Paulo Lacerda
FONTE: CNI - Portal da Indústria
Nenhum comentário:
Postar um comentário