Indústrias incentivam a participação dos empregados nos Jogos Nacionais do SESI porque aumenta a disposição para o trabalho e melhora o clima organizacional. A competição, que vai até domingo, começou hoje no Rio.
A chuva que caiu no começo da manhã no Rio de Janeiro não atrapalhou o início dos Jogos Nacionais do SESI. O clima de confraternização marcou a chegada dos trabalhadores ao Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no bairro da Penha e na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Lagoa, onde são realizados os Jogos.
O diretor de Qualidade de Vida do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Bernardo Schlaepfer, explica que o principal objetivo dos Jogos é mostrar que o esporte e a prática de atividades físicas são decisivos para a qualidade de vida e o bom desempenho no trabalho. “Assim como o esporte, o trabalho, quando feito em um ambiente produtivo, criativo e motivador, é uma celebração da vida”, diz Schlaepfer. Segundo ele, a superação de limites, um valor importante no esporte, também é inerente ao ambiente empresarial. Por isso, a atividade física é boa para o trabalhador e para a empresa.
Esse é um dos motivos que colocam a participação dos empregados nos Jogos Nacionais do SESI entre as prioridades do programa de qualidade de vida da unidade da Usiminas em Ipatinga, no interior de Minas Gerais. A empresa participa dos Jogos do SESI desde 1998. “Os Jogos dão um sentimento de pertencimento do empregado à Usiminas. Os trabalhadores que participam da competição, geralmente, viram referência a outros trabalhadores em assuntos relacionados à saúde e à qualidade de vida”, afirma o gerente de Saúde Ocupacional da unidade de Ipatinga, Ricardo Galli.
Neste ano, a empresa está representada nos Jogos Nacionais do SESI com 13 competidores no atletismo. Conforme Galli, a presença dos trabalhadores nos Jogos também melhora o clima organizacional. Ele conta que a empresa realizava uma olimpíada interna para selecionar trabalhadores para os Jogos e que foi suspensa durante alguns anos. Mas, em 2014, o torneio será retomado. “O anúncio que voltaremos a ter a nossa olimpíada melhorou o astral dos funcionários. Isso é visível nos indicadores de clima organizacional”, conta Galli.
Os Jogos Nacionais do SESI, que ocorrem até domingo, reúnem cerca de 1.200 trabalhadores de 250 empresas brasileiras. A abertura oficial da competição será nesta quinta-feira (15), no ginásio de esportes do CEFAN.
FONTE: CNI - Portal da Indústria
Nenhum comentário:
Postar um comentário