segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Confiança do consumidor continua baixa, informa pesquisa da CNI

INEC fica praticamente estável em setembro. Na comparação com agosto, brasileiros estão mais pessimistas com o desemprego e a inflação e mais otimistas com a renda pessoal e o endividamento.

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) ficou em 110,1 pontos neste mês, praticamente o mesmo registrado em agosto, quando alcançou 110,3 pontos. Na comparação com setembro de 2012, o INEC caiu 2,7%, informa a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (30), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

"A confiança do consumidor está baixa há quatro meses", constata a pesquisa. O levantamento mostra que, em setembro, aumentou a preocupação dos brasileiros com a inflação e o desemprego nos próximos seis meses. O índice de expectativa de inflação caiu 5,9% em setembro na comparação com agosto. No mesmo período, o índice de expectativa de desemprego recuou 5,6%. A queda nos dois índices revela que os consumidores estão mais pessimistas com a evolução dos preços e a oferta de emprego.

No entanto, ao contrário do que ocorreu no mês passado, os brasileiros têm uma expectativa mais positiva em relação à renda pessoal e às dívidas. O índice de expectativa sobre renda pessoal nos próximos seis meses aumentou 3,3% em relação a agosto. O índice de expectativa de endividamento cresceu 2,8%, e o de compras de bens de maior valor teve alta de 0,8%. O crescimento dos índices mostra que as pessoas estão mais otimistas.

O INEC de setembro foi feito a partir de entrevistas com 2.002 pessoas em 142 municípios, entre 14 e 17 de setembro.

Fonte: CNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário